Não há mais como nos desvincular da tecnologia, ela já faz parte da nossa vida, direta ou indiretamente. Porém para crescermos como aprendizes é preciso delegar funções e formas de utilizá-las. Para os adultos fazer essa "separação" é difícil, imagine como é ainda mais complicado para as crianças. Aliás, o número de crianças que já ao nascer sabem mexer em aparelhos eletrônicos tem aumentando, em velocidade assustadora, cada vez mais.
Nos dias de hoje a escola tem ganhado uma nova função, integrar o mundo tecnologizado com o mundo real de maneira coerente. Mas não basta apenas incluir a tecnologia dentro da sala de aula e, sim que a postura da gestão escolar mude, bem como as práticas de ensino do professor, possibilitando novos processos de aprendizagem ainda mais eficazes. Segundo Luis Carlos de Menezes:
"A escola deve se valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso à informação sem, porém, se tornar refém deles".
Um fato marcante que com o passar do tempo tem ficado mais explícito, as crianças perdem facilmente a atenção e o interesse na aula. Para atender essas crianças é preciso entrar no mundo delas e se tornar habituado, ou seja, é preciso usar da tecnologia como um meio para despertar o interesse e a curiosidade da criança pelo conteúdo a ser ensinado, bem como estimulá-las a pesquisar, planejar e criar.
Mas como fazer isso???
1- O professor precisa conhecer e saber manusear, pelo menos alguns recursos tecnológicos disponíveis, aproveitando todos os benefícios educativos possíveis, sempre mediando e auxiliando o aluno em seu processo de aprendizagem.
2- O aluno precisa ser desafiado, provocado diante ao assunto, dessa maneira terá um envolvimento completo com o conteúdo e nas várias maneiras de aprender.
3- Usar da criatividade para promover sempre que possíveis novas atividades.
4- Ter em mente que a tecnologia é um MEIO para alcançar o objetivo proposto e não um FIM.
5- Planejar a aula conforme o conteúdo, o objetivo, o material a ser usado, o tempo e ambiente, quantidade de alunos e o conhecimento prévio deles, entre outros aspectos que achar necessário e expor o que será aprendido para os alunos, dessa forma não ficaram tão agitados e a aula renderá próximo do que foi previsto.
A partir desses 5 aspectos, importantes não só para uma aula com tecnologia, é possível elaborar e por em prática projetos pedagógicos tecnológicos já prontos e/ou criar o seu próprio projeto, ou apenas uma pequena atividade, fazendo toda a diferença.
Alguns exemplos de como usar a tecnologia na educação:
Criação de Blog voltados para assuntos de educação; Uso de datashow; Lousas digitais; Inclusão de celulares e/ou tablets com o objetivo de ampliar o acesso à informação; Ambientes Colaborativos; Transformar redes sociais em ambientes colaborativos; Uso de vídeos, filmes, músicas e software para demonstrar e exemplificar o conteúdo; Vídeo Conferências; e entre todas as possibilidades também está em mudar a forma de uso da televisão, em casa ou na escola, que segundo Moran:
"Tudo o que passa na televisão é educativo. Basta o professor fazer a intervenção certa e propiciar momentos de debate e reflexão" (2006).
Acesse este link e assista ao vídeo que mostra um exemplo sobre o uso da Tecnologia na Escola, que com vontade, dedicação e também estrutura é possível sim se tornar realidade.
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